O Projeto Vida de Criança

Desde de 1998, Marta Serrat tem feito da luta pela prevenção ao uso de drogas e ao abuso e exploração sexual de crianças uma bandeira. Ela e seu filho são os pioneiros no Brasil no combate à exploração sexual infantil na Internet. A iniciativa de denunciar os maus feitores telemáticos, há dez anos atrás, ao Ministério Publico Estadual do Rio de Janeiro e ao FBI, deu origem à criação da primeira coordenadoria de investigação de crimes eletrônicos no país quando o Brasil não possuía nada e ninguém para investigar seus crimes. Esse fato estimulou, nos órgãos e instituições competentes, a implementação de departamentos, núcleos e coordenadorias de rastreamento e apuração de crimes na rede mundial de computadores.
Apesar das políticas públicas adotadas a situação se transformou em calamidade mundial, alimentada pela bilionária indústria dos cartões de crédito, usados na Internet para esse fim. Inconformada e movida pela contínua vontade de defender as inocentes vítimas do hediondo crime de pedofilia, virtual ou real, Marta Serrat elaborou o projeto VIDA DE CRIANÇA. Como ação inicial, lançou a cartilha Vida de Criança, editada para a prevenção ao abuso e exploração sexual infantil, as drogas, com conceitos sobre saúde, cidadania e ecologia e a distribui em todo o Brasil e no exterior.

HISTÓRICO

É do conhecimento de todos que o abuso sexual infantil é o crime mais velado da historia da humanidade e que, muito embora, tenham surgido organizações e políticas publicas para conscientização da sociedade de que pedofilia é crime e que droga faz mal e gera violência, os predadores sexuais de crianças continuam praticando todo o tipo de desrespeito aos direitos da criança e do adolescente. Diariamente somos bombardeados com notícias sobre casos tristes e trágicos envolvendo crianças. Como se não bastasse os pedófilos , estamos deixando de salvar nossos jovens que ingressam, cada vez mais cedo, ao mundo das drogas. Até 1980 a idade predominante na arregimentação ao comércio de drogas era de 12 anos . A cada ano o narcotráfico recruta crianças e adolescentes cada vez mais jovens. Já vimos seres de até 7 anos segurando armas de fogo pesadas na defesa do trafico de drogas, em assaltos, sequestro, invasão de prédios, casas e matando pessoas.
A partir desses fatos nós, do VIDA DE CRIANCA, acreditamos que somente através da educação e prevenção poderemos diminuir o número de vítimas. O mundo só vai melhorar se formos mais solidários e atuantes para com o próximo e se dermos instrução, bons exemplos e valores essenciais aos nossos filhos.

PUBLICO ALVO

Organização de um movimento mobilizatório através de eventos para a distribuição gratuita da cartilha Vida de Criança quem tem por objetivo educar, prevenir e conscientizar crianças de tres a doze anos, principalmente alunos do ensino fundamental, sobre os perigos e malefícios causados pelo uso de drogas e, principalmente, alertar sobre o abuso e exploração sexual infantil e instruir os pequeninos na identificação de pedófilos e ensinamentos sobre como ser um bom cidadão, como ser patriota, como conservar a saúde e a natureza. Mais do que uma cartilha, mais do que uma campanha ou uma cruzada, nosso objetivo é transformar a distribuição da cartilha em um vigoroso movimento mobilizatório nacional e internacional contra a pedofilia, contra as drogas.
Crianças de 3 a 12 anos em fase do ensino fundamental, pais, professores, adultos que queiram ajudar os pequenos cidadãos e dirigentes de instituições e organizações de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil, violência doméstica, trafico de drogas, trafico de órgãos e trabalho escravo.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, não podemos mais falar em pessoas ou empresas, financeira e tecnologicamente prosperas senão houver a parte de sustentabilidade e responsabilidade social. A cartilha Vida de Criança é uma relevante e prática ferramenta para ajudar as crianças a viver melhor e, sobretudo, conscientizar a sociedade de que 'não existe escuridão maior e mais assustadora para crianças e para a humanidade do que a falta de respeito pelos seus direitos' (Marta Serrat).

FORMATO DA CARTILHA

A cartilha, é composta de 64 paginas, contendo mensagens e ilustrações infantis, vasadas em preto e branco, para serem coloridas e será distribuídas gratuitamente para crianças de todas as classes sociais, em comunidades carentes, clubes, escolas, igrejas, organizações e entidades sem fins lucrativos, onde for necessária. A concepção do projeto gráfico é de autoria de Marta Serrat e está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, Biblioteca Nacional. Formato: 59,4 x 21,0cm ( aberto ) / 29,7 x 21,0cm ( fechado ), Cor: 4/1 cores – capa, 1/1 cor – miolo, Papel: couche brilho 230grs. - capa , off set 90grs (PODE SER 75GRS). – miolo, Acabamento: dobra, 02 grampos e capa plastificada ou outro encadernação
.
CHANCELAS, APOIADORES, COLABORADORES, PATROCINADORES

Chancela: Por enquanto, a cartilha VIDA DE CRIANÇA é chancelada pela Liga de Defesa Nacional/RJ, da qual a autora Marta Serrat é membra e cujo o presidente é o Joarriz Batista dos Santos, e o presidente de honra é o presidente em exercício, por ora o Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva.
Atuais apoiadores/colaboradores: Arquidiocese do Rio de Janeiro, Trem do Corcovado, Bic do Brasil, Bob’s, Rogerio Avelar Advogados, Nehemias Gueiros Advogados, Apoio.biz, Revista Elite Arte, Associação de Moradores da Babilônia e Chapéu Mangueira, Comando da Policia Militar do Estado do Rio de janeiro.
Parceiros: Lamsa, Instituto Invepar, Igreja Católica através da Arquidiocese do Estado do Rio de Janeiro.

O CLUBINHO VIDA DE CRIANÇA

· Através da promoção dos eventos de entrega das cartilhas e da divulgação de nossos dados para contato na mídia eletrônica e impressa é feita a captação de demanda para distribuição posteriormente os exemplares da cartilha aos interessados.
· São exigidos formulários de cadastramento preenchidos com os dados das crianças beneficiárias. Uma vez enviados os formulários à nossa coordenação é feita a captação de recursos para atender a demanda de pedidos recebidos.
· Eventos de entrega da cartilha são organizados através de voluntarios ou interessados em ajudar as crianças, pessoas físicas ou jurídicas. As diretrizes e critérios para a produção dos eventos são repassadas a todos que aderiram ou manifestaram desejo de parceria. Palestrantes, recreadores e animais policiais, artistas, especialistas nos principais temas contidos na cartilha Vida de Criança, autoridades e imprensa são convocados para se apresentarem às crianças e demais presentes nos eventos. A distribuição das cartilhas é gratuita e gera, além do serviço de utilidade pública, mídia e publicidade espontânea para os patrocinadores, colaboradores, apoiadores, em clubes, escolas, igrejas, organizações sem fins lucrativos, vias publicas, empresas e demais interessadas. Cada entrega de cartilhas é um evento espetacular com participação de mídia local e ou regional e ou nacional e ou internacional. O VIDA DE CRIANÇA faculta aos patrocinadores, apoiadores e colaboradores o direito de distribuir suas cotas de cartilhas como e onde lhes convier desde que não haja fins lucrativos ou políticos e que doem uma cota para a coordenação do projeto.
A adesão ao Clubinho Vida de Criança é confirmada automáticamente no preenchimento do formulário postado no site www.vidadecrianca.org ou através do envio via correio para o endereço da coordenação. Em cada exemplar da cartilha existe um cupom onde os usuários podem se inscrever no Clubinho VIDA DE CRIANCA que tem como objetivo a interatividade entre seus membros através do site, eventos, sorteios, cursos, torneios, sorteios, concursos, colônia de férias, jornalzinho, brindes, prêmios, competições esportivas, literárias e culturais.


Texto retirado do site: http://www.vidadecrianca.org/

2 comentários:

  1. Luis Inácio, presidente de honra da Liga de Defesa Nacional do Rio???

    ResponderExcluir
  2. Marta, tem como fazer uma parceria com o grupo RADAR/RN? Posso levar a proposta para eles, pois acho oportuno, já q estamos engajados em um Projeto de palestras em escolas de ensino fundamental. O que acha?

    ResponderExcluir